Telefone de contato: (11) 94105-6002

Conversa com os filhos, um exercício diário

A escola é um importante ambiente de convívio social para as crianças e o primeiro no qual elas se afastam diariamente por algum período da convivência com seus responsáveis. Embora saibamos que esse afastamento é parte do processo natural de amadurecimento, e que nesse ambiente viverá as primeiras questões de dificuldades e dissabores sociais, bem como suas resoluções, nem sempre a criança consegue comunicar à sua família sobre as experiências lá vividas.
 
Nas tentativas de aproximação, questionamos diariamente aos nossos filhos como foi o dia na escola e a resposta quase sempre evasiva: legal.
Certa vez ouvi uma sugestão numa reunião de escola de idiomas para solicitar ao filho que ensinasse algo que teria aprendido naquele dia na escola. A experiência foi boa e decidi expandi-la, adotando perguntas abertas e simples. Essa prática tem resultado  na oportunidade crescente de aproximação, prática da empatia e diálogo. 
 
Inicio o dialogo com perguntas mais ou menos assim:
 
Me conta algo de legal que aconteceu na escola hoje?
Aconteceu algo na escola que você não gostou hoje?
Tem algo que você aprendeu e gostaria de me ensinar?
Se você fosse dar uma nota para o seu dia de 0 a 10, qual seria?
Tem algo te preocupando lá na escola que você queira me falar?
Aconteceu algo diferente hoje?
 
Acrescente  suas características e personalidade nas perguntas, ouça atentamente o que seu filho tem a dizer e usufrua de momentos de prazer nessa convivência.
voltar

PROCESSO DE Coaching

Processo de desenvolvimento pessoal, com prazo determinado, que tem como objetivo permitir o cliente a identificação de suas forças e talentos.

mais informações

Processo de Orientação Profissional

Reconhecimento de condições de trabalho e atuação profissional

 

 

mais informações